A ANEC – Associação Nacional de Educação Católica, presente no Estado do Paraná, realizou entre os dias 13 e 14 de setembro seu primeiro Fórum Estadual de Agentes de Pastoral Escolar e contou com a presença de profissionais da cidade de Curitiba e várias cidades do interior do estado. Os educadores do Serviço de Pastoral Escolar das Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação localizadas em Curitiba, Nova Esperança e Florestópolis se fizeram presentes, participando ativamente deste evento.

O Fórum tinha como tema “A Educação Católica em Tempos de Mudança: o Projeto do Papa Francisco” e seu objetivo era auxiliar no processo de formação dos agentes de Pastoral, que trabalham tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, possibilitando maior reflexão e troca de experiências acerca de temas que se referem ao cotidiano da educação Católica. Tendo por base a atualidade educacional e eclesial, em especial o Pontificado do Papa Francisco, procurou apresentar possíveis respostas às necessidades atuais e aos apelos da Igreja.

O evento contou com palestrantes de peso, como o professor Alex Villas Boas, da PUC – Paraná, que trabalhou com o tema “Francisco, a Educação e a Igreja em saída” e também com o professor Fernando Degrandis, vice-diretor do Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre, que abordou como temática “Pastoral Implícita e Explícita”. Além das palestras, o Fórum ainda ofereceu momentos de partilha de experiências de sucesso e oficinas para elaboração de novas ideias.

Dessa forma a ANEC, no Paraná, dá continuidade à tradição na reflexão da Educação Católica, tão relevante nos tempos da extinta AEC e tão necessária na conjuntura atual, pois possibilita um espaço para a reflexão da ação evangelizadora, à luz dos documentos da Igreja e fundamentada na práxis transformadora da Pastoral Escolar.