A Pastoral Escolar

A Pastoral Escolar

O Serviço de Pastoral Escolar está presente em todas as Unidades Educacionais do SAGRADO - Rede de Educação e promove diversas ações evangelizadoras voltadas a educandos, educadores, família e sociedade, como a Pastoral Juvenil Cleliana (PJC) e o Programa Clelia's Day.

Presente no ambiente escolar, a Pastoral Escolar tem a função de motivar e assegurar a identidade confessional e carismática, promovendo momentos de espiritualidade e incentivando a formação humana e espiritual com a participação de toda a Comunidade Educacional.

No SAGRADO - Rede de Educação, a Pastoral Escolar busca recordar a misericórdia do Coração de Jesus para oportunizar aos educandos, educadores e familiares a experiência de entrar e permanecer no lado aberto de Cristo. Transformando-os, a partir do projeto do Pai para a humanidade, em missionários comprometidos com a mudança social.

Respeitando o desejo da Bem-Aventurada Clélia Merloni, a Pastoral se dedica a ser um sinal do amor misericordioso de Cristo e “Tornar conhecido e amado o Sagrado Coração de Jesus”.

Mobilizando a Unidade Educacional para ser escola em pastoral, o Serviço de Pastoral Escolar busca a formação integral dos educandos, promovendo uma experiência com o Cristo vivo e a assimilação dos valores do Evangelho. Esta experiência e valores trazem em si uma grande potencialidade: construir uma nova sociedade, um novo humanismo, isto é, o humanismo solidário, a civilização do amor.

Para tanto, o Serviço de Pastoral procura fazer com que a experiência com o Cristo vivo e os valores do Evangelho reverberem no projeto de vida dos educandos, resultando na busca de plena realização, em uma boa convivência e na construção de uma nova sociedade.

A Pastoral Escolar 2

A história da Pastoral Escolar

Comprometidas com a missão da Escola Católica, as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus foram, ao longo do tempo e com a experiência, amadurecendo e sistematizando a ação evangelizadora até chegarem na criação do Serviço de Pastoral Escolar. Antes de tudo, foi necessário distinguir Ensino Religioso e Pastoral Escolar, reflexão que se iniciou por volta de 1998.

A partir de 2007, após um período de reflexão sobre a importância de ser “escola em pastoral”, percebeu-se a necessidade de elaborar um plano em que estariam descritas as ações pastorais e as finalidades da educação cleliana, bem como direcionar as atividades dos nascentes grupos de jovens.

Em 2009, avaliando as experiências de planejamento realizadas nas Unidades Educacionais, foi elaborado um primeiro esboço do Plano Pedagógico Pastoral com base nos programas: Ser Coração, Ser Presença, Coração Solidário, Coração em Formação e Coração em Prece. Surgiram também as diretrizes para a Pastoral Juvenil Cleliana (PJC).

Muitas foram as reflexões sobre o papel da Pastoral Escolar, sua metodologia e o perfil do agente de pastoral, seja religioso ou leigo. Assim, reforça-se que o Plano Pedagógico Pastoral do SAGRADO - Rede de Educação traz sonhos, tentativas, pesquisas, leituras e o desejo de semear a ternura do Coração de Jesus.

O atual Plano Pedagógico Pastoral tomou força e profundidade, e assegura a presença e sinal do Reino do Coração de Jesus e a identidade do Carisma de Madre Clélia em um mundo marcado pela busca de sentido e de vida em plenitude.

A atuação da Pastoral Escolar nas Unidades Educacionais

As ações propostas pelo Serviço de Pastoral Escolar envolvem todas as turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além dos educadores e das famílias dos educandos.

Responsável por sistematizar as atividades evangelizadoras, a Pastoral Escolar possui linhas de ação claras, determinadas a partir das necessidades reais dos sujeitos do processo educativo e expressas em um planejamento bem delineado.

Este planejamento é elaborado anualmente a partir de um Plano de Trabalho, que prevê Etapas do Caminho distribuídas em quatro dimensões, conforme a faixa etária de cada grupo de educandos, educadores e famílias.

Dimensão Bíblico Catequética

1.

Dimensão Bíblico Catequética

Dimensão Orante

2.

Dimensão Orante

Dimensão Humana e Vocacional

3.

Dimensão Humana e Vocacional

Dimensão Social

4.

Dimensão Social

As ações da Pastoral no dia a dia escolar

A Pastoral Escolar está presente no dia a dia dos educandos do SAGRADO - Rede de Educação por meio de diversas ações, como:

Oração

Oração no início do período de aula, realizada pelo som. Consiste em uma oração própria da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e outras temáticas estabelecidas pela equipe de Pastoral, com destaque para a Palavra de Deus, conforme o Evangelho do dia.

Intervenções

Intervenções oferecidas aos educandos. Ação realizada mensalmente com os educandos acompanhados de seus educadores, utilizando o tempo de uma hora-aula, ou conforme planejamento, para desenvolver temas evangelizadores.

Sacramentos

Sacramentos, especialmente a Eucaristia na primeira sexta-feira do mês, e a confissão. São momentos especiais que contribuem para o encontro pessoal e comunitário com Cristo, que é Palavra, Luz e Alimento na caminhada do cristão.

Missas na primeira sexta-feira são próprias da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ressaltam o Carisma institucional. Além disso, também acontecem Missas festivas. As confissões são realizadas mensalmente ou em tempos oportunos, conforme as diferentes realidades.

Programa Clelia's Day

O Programa Clelia's Day é uma oportunidade de crianças, adolescentes e famílias, inspirados por Madre Clélia, desenvolverem o seu protagonismo em prol das pessoas mais fragilizadas.

Ao longo do ano, cada Unidade Educacional é convocada a tornar viva a chama do amor do Coração de Jesus nas realidades atuais, promovendo ações que gerem e resgatem a dignidade humana, o amor, a caridade, a fraternidade, o encontro e a solidariedade.

Entre as iniciativas do Programa Clelia's Day, destacam-se os projetos Sagrado pela Vida e Sagrado Solidário.

Pastoral Juvenil Cleliana (PJC)

A Pastoral Juvenil Cleliana (PJC) oferta aos jovens a oportunidade de aprofundar a experiência de fé, a espiritualidade do Coração de Jesus e o Carisma Cleliano.

Pastoral Juvenil Cleliana - PJC

A Pastoral Juvenil Cleliana (PJC) é uma ação desenvolvida pela Pastoral Escolar do SAGRADO - Rede de Educação. Ela busca despertar no jovem o protagonismo, levando-o a atuar como um cristão líder na sociedade.

A PJC representa uma oportunidade aos educandos que desejam aprofundar a experiência de fé, a espiritualidade do Coração de Jesus e o Carisma Cleliano em grupos de jovens.

Na PJC, os educandos encontram um ambiente de convivência saudável e educativo, em que são anunciados valores humanos e cristãos por meio de encontros de formação e espiritualidade, ações solidárias, celebrações, acampamentos e retiros.

“A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação da sociedade. Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade. A Igreja continua olhando com amor para os jovens, mostrando-lhes o verdadeiro Mestre — Caminho, Verdade e Vida — que os convida a viver com ele”. (Doc 85.1)

Clelia's Day

O Clelia's Day é um programa realizado ao longo do ano nas Unidades Educacionais do SAGRADO - Rede de Educação, inspirado na maior devoção de Clélia Merloni: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

A fundadora recorda e aconselha os que se aproximam de seu Carisma: “Todos os dias, apresentam-se ocasiões de conquistar alguém para o Coração de Jesus, portanto, não deixem escapar nenhuma dessas oportunidades”.

Em outras palavras, Madre Clélia motiva a propagação contínua da devoção que emerge na contemplação da ferida de amor do Cristo, presente nas realidades humanas.

Este programa é uma oportunidade para que crianças, adolescentes e famílias, inspirados por Madre Clélia, desenvolvam seu protagonismo em prol das pessoas mais fragilizadas, promovendo reflexões como: "Olhemos para a realidade no entorno e pensemos: o que Madre Clélia faria se estivesse aqui? Que situações precisamos reparar?".

Na realização do Clelia's Day, crianças, adolescentes e famílias se mobilizam para viver um dia de reparação como presente à Madre Clélia.

Dessa forma, ao longo do ano, cada Unidade Educacional é convocada a tornar viva a chama do amor do Coração de Jesus nas realidades atuais, promovendo ações que gerem e resgatem a dignidade humana, o amor, a caridade, a fraternidade, o encontro e a solidariedade.

A fim de efetivar essas ações que gerem e resgatem a dignidade humana, o Programa Clelia's Day conta com os projetos Sagrado pela Vida e Sagrado Solidário. O primeiro visa realizar diversas ações de promoção, cuidado e valorização da vida humana, recordando e reafirmando que, criada à imagem e semelhança de Deus, a vida humana é sagrada e interpela à observância das exigências da fraternidade universal. O segundo, busca não só vivenciar a cidadania por meio da participação social, mas reconhecer que a solidariedade se manifesta concretamente no serviço que fixa sempre o rosto do irmão, sente a sua proximidade e se compadece, procurando a promoção das pessoas, em uma vivência concreta dos princípios do Evangelho e dos valores Clelianos.

Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post
Instagram post

Acompanhe o SAGRADO - Rede de Educação

Fique por dentro das ações desenvolvidas em nossas Unidades Educacionais.