O dia 08 de dezembro é um dia especial para o Colégio Imaculada Conceição, pois recorda o aniversário da Unidade Educacional. Dia em que as quatro primeiras Irmãs assumiram a Escola Paroquial de Santa Felicidade, dando início à educação cleliana em terras brasileiras. Dia da Imaculada Conceição, padroeira do Colégio, que acompanha os passos de tantas gerações que passaram por nossos corredores e nossas salas de aula.

Com tantos motivos para celebrar, a Biblioteca do Colégio foi o cenário, na noite desta terça-feira, 08 de dezembro de 2020, para uma Live em comemoração aos 120 anos de fundação da Unidade Educacional. O momento marcou o lançamento do livro “Uma Obra de Amor”, que eterniza a história do Colégio Imaculada Conceição.

Apresentada por Irmã Juliana Zorzanello e por Danielle Carmassi, Vice-Diretora Pedagógica, a Live contou com a participação das autoras da obra, Irmã Maria Zorzi e Irmã Neli Faccin; da Superiora Provincial, Irmã Carmem Cestonaro; além de Educadores, Ex-Educadores e Ex-Educandos.

Logo no início, as autoras compartilharam como foi o processo de resgate histórico. Irmã Maria contou sobre os depoimentos colhidos e pesquisas realizadas. “A história desta Instituição é perpassada pelas suas tradições, seus valores e sua fé”, relatou. Irmã Neli destacou um elemento importante: a presença de um navio na capa e em diferentes partes do livro. “Ele nos recorda a viagem das nossas Irmãs, antecedida pelas viagens dos migrantes. Nós falamos de um bairro que veio de navio, da história que veio num navio, do carisma que veio de navio. (...) Ele nos recorda também que a educação é feita de movimento, de desafios, não uma história estática e linear”, explicou.

A Live contou também com a participação da Ex-Educanda e Ex-Educadora Lídia Strappazzon Saad, que partilhou lembranças e marcas deixadas pelo Imaculada em sua vida. Destaque para a banda, formada, em parte, pelas vozes que gravaram o CD do Centenário, no ano 2000; e também para as mensagens enviadas em vídeo por três Ex-Diretoras.

Para marcar o lançamento do livro, a Superiora Provincial, Irmã Carmem Cestonaro recebeu um exemplar das mãos das autoras e dirigiu sua mensagem à Comunidade Educacional. “Parabéns a todos que atualmente fazem parte desta Unidade Educacional. Gratidão aos que construíram a caminhada histórica que hoje celebramos”.

No encerramento, todos cantaram os Parabéns ao Colégio Imaculada Conceição, pelos 120 anos de missão educativa que se eterniza no tempo e na história.

 

Reveja a Live!



Galerias relacionadas

Live - 120 anos Colégio Imaculada Conceição

Ver galeria