Semana Pedagógica – Educadores do Paraná

3 de agosto de 2017

INTERNA

Após três dias de atividades específicas em cada uma das Unidades Educacionais, os educadores do SAGRADO – Rede de Educação do Paraná reuniram-se durante dois dias (27 e 28 de julho) na Unidade Educacional Colégio Sagrado Coração de Jesus para refletir e trocar experiências envolvendo o planejamento pedagógico e a inserção de estratégias e tecnologias diferenciadas.

Orientados pela Gestão Pedagógica do SAGRADO – Rede de Educação, os educadores retomaram aspectos importantes da Proposta Pedagógica da Rede bem como avançaram em estudos referentes à fundamentação teórica da mesma. Foi um momento propício também para a delimitação de ações complementares ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido quanto a relação entre educando, educador e processo de aprendizagem em cada etapa de desenvolvimento dos educandos.

A partir das orientações recebidas e a palestra de Denis Drago – que abordou a presença da tecnologia no contexto social e sua evidente influência nas formas de aprendizagem – os educadores trabalharam em grupos divididos por componentes curriculares trocando experiências e informações desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse processo reforçou a percepção do caráter de continuidade da Proposta Pedagógica que não se limita a aprendizagens estanques a cada ano ou série, mas propõe e realiza um desenvolvimento crescente de saberes ao longo de todo o processo educativo escolar e para além do mesmo.

Finalizaram esses dois dias de trabalho intenso propondo estratégias de trabalho para conceitos específicos selecionados em cada componente curricular e com uma grande expectativa em relação ao semestre que inicia e as perspectivas de crescimento e aprendizagem dos educandos.

Andrea Melzer Villa
Serviço de Orientação Pedagógica – SOP