Diante da pandemia, as atividades escolares foram demasiadamente afetadas, fazendo com que família e escola tivessem que se reinventar. Pensando neste contexto foi que as educadoras dos 4ºs anos da Escola São Domingos, Unidade Educacional localizada em Torres/RS, buscaram a seguinte temática para desenvolver uma produção textual referente ao gênero notícia, explorado no 1º Trimestre: “A quarentena e a educação domiciliar”. Além de explorarem as características deste gênero textual jornalístico, os educandos puderam imprimir suas opiniões particulares, aliando a teoria às situações cotidianas, de maneira leve e descontraída.

Cada educando produziu sua notícia, e os resultados foram surpreendentes. A mãe de Miguel, Melissa Ampessam, relata que “O Miguel realizou essa atividade da escola com desenvoltura e comprometimento, com a nossa supervisão. Apesar da saudade dos colegas e das professoras, está conseguindo superar esse momento de isolamento social”.

Carla e Carine, educadoras dos 4ºs anos, colocam que “a leitura dos textos lhes causou surpresa e encanto. Sinceridade, superação de desafios, receios, alegrias, descobertas, saudades foram relatados pelos educandos em suas produções

Toda mudança desafia, desacomoda, traz insegurança, mas o aprendizado supera tudo! Somos eternos aprendizes e isso nos torna especiais!

Os relatos das famílias e educandos foram muitos e cada uma externou o quanto está sendo produtivo e gratificante acompanhar o processo de ensino e de aprendizagem de seus filhos. Enfim, gostaríamos de compartilhar um pouco disto e o bem que esta vivência traz, principalmente às crianças. E nesta atividade, em poucas linhas, o Luiz Bernardo transcreve a sua opinião sobre a importância de estar em contato com a natureza e os animais. “Poder mostrar o quanto temos tempo para as coisas mais simples”, diz Emilene Gonçalves, mãe do educando Luiz Bernardo.




Galerias relacionadas

Quarentena e a educação domiciliar viram notícia para os 4ºs anos da Unidade Educacional São Domingos

Ver galeria