Nos dias 17 e 18 de setembro, os educandos do Ensino Médio estiveram reunidos na Capela da Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, Colégio Social Madre Clélia, para refletir acerca da vocação pessoal.

Estamos vivendo intensamente o Ano Vocacional Cleliano, norteado pelo lema “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos”, (Sl 24,4), e é propício aos nossos jovens, cursando o nível Médio escolar, serem capazes de projetar sua trajetória de vida.

A atividade trouxe à tona uma figura inspiradora do nosso tempo: Padre Pedro Opeka. Um argentino, missionário, capaz de transformar a realidade de uma comunidade pobre de Madagascar pelo seu testemunho de vida. Inconformado com o cenário que estava à sua frente, ou seja, a pobreza extrema com pessoas que se alimentavam dos lixões e moravam em barracos de papelão, convocou os moradores para, eles mesmos, mudarem a situação que estavam inseridos.

A integração com a população não foi fácil, pois as marcas da colonização europeia ainda ressoavam naquele lugar. No entanto, foi a paixão pelo futebol que quebrou alguns preconceitos e ele pôde dialogar com alguns moradores e começar seu belo trabalho.

A ideia era simples: não depender de um assistencialismo vicioso vindo de qualquer lugar fora da comunidade, mas arregaçar as mangas e aprender os ofícios necessários para se construir casas, escolas e centros comunitários. Foi assim, com a ajuda de muitos que a viela com casas, agora de alvenaria, foi crescendo. Hoje, são muitos os sobrados construídos, ruas asfaltadas, energia elétrica e água.

Aquele que foi dar o testemunho cristão pela obra, arrebanha em suas missas cerca de nove mil fiéis. Pela vocação de Padre Pedro Opeka, figura inspiradora, a realidade de um povo mudou totalmente. Convidamos também nossos jovens a descobrirem sua vocação e colocá-la à disposição dos irmãos; e para que isso ficasse marcado e anotado, todos receberam um papel para que escrevessem e guardassem em algum lugar que pudessem revisitar e lembrar: qual a minha vocação? Como ela pode ajudar alguém necessitado?




Galerias relacionadas

Padre que vive em Madagascar se torna inspiração para jovens do Ensino Médio - 2019

Ver galeria