O Projeto "Curtas na Educação" foi criado em 2017 no Colégio Sagrado Coração de Jesus pelo educador Marcelo Guindani com o intuito de levar aos educandos a magia completa da sétima arte. Sob a supervisão do professor, os educandos criam ou adaptam roteiros, produzem a sonoplastia, dirigem e atuam no projeto. As filmagens são feitas por profissionais, bem como som e edição. Todo processo de criação e pós estúdio encanta os adolescentes que passam, por exemplo, por ensaio fotográfico para a criação e produção do cartaz de lançamento.

 

Os curtas produzidos são encaixados em uma premiação "a la Oscar" com direito a tudo: Noite de Gala, telões, estatueta para os vencedores, coquetel e muito mais. O julgamento é feito por profissionais da área. Quando questionado sobre a criação do projeto, Marcelo explica que sempre sentiu a necessidade de explorar outras habilidades de seus educandos, mostrando a eles a complexa e especial vida em frente às câmeras. “O projeto não só é uma extensão da sala de aula, mas é para a vida, neles os educandos aprendem trabalhar em equipe, superar limites, oralidade, dicção, desenvolvem todo seu potencial”, comenta Marcelo. 

 

Em 2017 o projeto que contou com 100 educandos foi premiado a nível de Brasil no Santander Cultural, recebendo dois prêmios. As dimensões do projeto para este ano de 2018 contam com toda nova infraestrutura e equipamentos de ponta gravados, pelo profissional Charles Cagliari da empresa Claque Zoom, os dez curtas produzidos com mais de 200 pessoas envolvidas.

 

A Noite de Gala com premiação ocorreu no dia 18 de agosto, às 19h30, no anfiteatro da Casa das Artes de Bento Gonçalves que também contou com a presença da Miss Rio de Janeiro Viviane Soares, teve a casa cheia e com muitas surpresas. Emoções e encantos envolveram os premiados da noite que se divertiram ao rever partes dos curtas, bem como os famosos erros de gravação. Mais que uma Noite de Gala, o evento foi um espetáculo de som e luzes regado com a cativante arte de se fazer cinema.

 

Lista dos premiados de 2018

 

Melhor Roteiro - Inimigo Oculto (2ª série EM)

Melhor Sonoplastia - Checkpoint (2ª série EM)

Melhor Fotografia - Os três mosqueteiros e meio (9° Ano)

Melhor Ator - Enzo Gialdi (1ª série EM) 

Melhor Atriz - Fernanda Cobalchini (3ª série EM)

Melhor Ator Coadjuvante - Rodrigo Conci (1ª série EM)

Melhor Atriz Coadjuvante - Maria Eduarda Valduga (9° Ano)

Melhor Direção - Maria Clara Belusso Lora (1ª série EM)

Melhor Figurino - Inimigo Oculto (2ª série EM)

Menção Honrosa - Divindade entre nós (2ª série EM)

Melhor Curta - A velhice toma conta de novo (segundo ano consecutivo, mesmo grupo premiado - 3ª série EM)


Galerias relacionadas

II Mostra de Curtas Educacionais ( galeria 2)

Ver galeria

46931469304692946928469274692646925469244692346922