IMG_3115


Contemplou-se, no primeiro dia, o entendimento e compreensão acerca do texto “Reminiscências dos Paradigmas Educacionais”, através da explanação do educador Rafael Fernando Braga de Lima, da Gestão Pedagógica, sobre os principais aspectos das tendências educacionais. Após a realização da leitura individual, fomos convidados a nos reunir em grupo e elencar as principais características que cada capítulo nos remete, desde a elaboração do planejamento pedagógico, a implicação deste no âmbito escolar, suas especificidades, culminando na aprendizagem significativa dos educandos.
O segundo dia de formação balizou a nossa atuação, enquanto educadores e agentes de transformação moral e ética nas Unidades, mediando e refletindo acerca das diferentes situações de conflito. Através da tríade acolher, mediar e orientar, construiu-se, a muitas mãos, algumas práticas diárias de atuação, tendo como perspectiva as fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget e do desenvolvimento moral de Kohlberg. Na tarde deste dia, recebemos as orientações da Ir. Luciane Taffarel Gomes, da Gestão Pedagógica,  acerca dos procedimentos e documentos que o Serviço executa nas Unidades Educacionais, além de ter acesso ao Plano de Ação do SAGRADO – Rede de Educação, que tem por objetivo traçar estratégias de atuação até 2020.
Pautados por um sentimento de agradecimento a Deus e a Madre Clélia, o Encontro de Formação nos propicia trocas de experiências, partilhas, estudos e reflexões, almejando uma atuação imparcial e criteriosa diante dos desafios que somos diariamente confiados.


Everton Luis Gardinal
Serviço de Integração Social (SIS)
Unidade Educacional Colégio Sagrado Coração de Jesus – Ponta Grossa / PR 


Galerias relacionadas

Encontro do Serviço de Integração Social

Ver galeria