Educandos dos 6°s aos 8ºs anos do Fundamental II praticando Atividades Circenses

16 de maio de 2017

foto 3

Um dos objetos de estudos do primeiro trimestre, do componente curricular de Educação física para os educandos dos 6°s aos 8ºs anos do Ensino Fundamental II, dentro do Eixo Temático da Ginástica é sobre Atividades Circenses. As Atividades Circenses são divididas em três modalidades: Atividades de Manipulação, Aéreas e de Solo.

Uma das atividades de manipulação é Prato de equilíbrio e o Malabares, que pode ser desenvolvido com bolas, clavas, argolas, etc. e seus movimentos precisam de coordenação, agilidade e precisão. Nas atividades aéreas, é trabalhado com o tecido acrobático, trapézio e lira, onde sua prática exige força, equilíbrio e agilidade, além de muita coragem. Já nas atividades de solo, utiliza-se os movimentos de rolamentos, paradas, aberturas, etc. da ginástica.

Para tanto o educador desenvolveu uma oficina de circo, com integrantes de uma Escola de Circo, onde os mesmos fizeram a explicação e demonstraram na prática como realizar cada movimento, com cada aparelho e objeto. Em seguida foi a vez dos educandos realizarem as práticas de todas as atividades circenses.

Marcos Rodrigo Colesel
Educador de Educação Física