Colégio Sagrado de Bento Gonçalves sedia Encontro Pedagógico no RS

27 de julho de 2017

interna

Abrindo os trabalhos da manhã de 17 de julho, Irmãs, educadores e demais funcionários uniram-se em oração e participaram com devoção da Santa Missa, agradecendo a Deus por tantas vivências, aprendizagens e também pedindo as bênçãos do Coração de Jesus sobre todas as famílias, educandos, educadores e por todos aqueles que fazem parte da grande Família Sagrado.

Na sequência, o grupo de educadores foi acolhido pela Diretora Irmã Maria Diva da Unidade Educacional, que deu as boas-vindas e desejou a todos um excelente encontro de formação, passando assim a palavra para Rafael Fernando Braga de Lima, da Gestão Pedagógica, o qual retomou alguns conceitos voltados à Proposta Pedagógica da Rede, relacionados ao Encaminhamento Metodológico. Complementando os trabalhos da manhã, os educadores da Proposta Pedagógica partiram para as atividades em equipe. Assim, os educadores da Rede, divididos por níveis, analisaram os conceitos básicos essenciais e foram elencando os objetos de estudos, a fim de perceberem de que forma os mesmos devem ser trabalhados em um crescente de complexidade.

Após o almoço, os educadores participaram da palestra “Mudança na sala de aula para superar uma nova geração”, proferida pelo professor Denis Drago, o qual trouxe aos participantes um momento de reflexão acerca das seguintes questões: como deve ser o colégio do futuro? E o que eu devo ser para chegar a esse colégio do futuro? Tais questionamentos auxiliaram o grupo a perceber que cada um é peça fundamental para que essa escola do futuro realmente saia do papel e passe a existir.

Já no dia 18, deu-se continuidade aos trabalhos iniciados no dia anterior e os grupos puderam assim enriquecer a partilha de ideias, verificando o que realmente é essencial e imprescindível para ser trabalhado em cada nível, a fim de tornar a aprendizagem significativa. Ao término do dia, os trabalhos foram encerrados pela Equipe Pedagógica a qual agradeceu a presença e empenho de todos na realização de mais um encontro Pedagógico.

Sinara Bonatto
Serviço de Orientação Pedagógica – SOP