Aprendizagem Dinâmica – Educandos dos 6ºs anos revisam conteúdos trimestrais de forma divertida e envolvente

11 de maio de 2017

Capa

Na manhã de 06 de Abril, os educandos dos 6ºs anos 1 e 2, do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma atividade educativa no estilo “Caça ao Tesouro” elaborada pelas educadoras Amanda Galeti e Paula Roberta Libanori Haenisch, professoras de Geografia e História, respectivamente. O objetivo da dinâmica, além da retomada de conteúdos trimestrais, era envolver os educandos e estimulá-los ao convívio harmonioso em grupo, despertando o senso coletivo de trabalho em equipe.

No início da atividade, os educandos de cada turma foram organizados em três equipes e receberam todas as orientações necessárias sobre como ocorreria cada etapa da brincadeira. Já organizados, portanto, cada equipe deveria responder um mínimo de cinco questões mescladas de Geografia ou História e a cada resposta correta, a educadora Amanda revelava às equipes algumas pistas e dicas para encontrarem o baú.

Ao errar, ou não responder o que foi perguntado, a equipe ficava parada esperando a próxima rodada para prosseguir em busca do seu tesouro. Após muitas risadas e descontração, todas as equipes finalmente encontraram seus respectivos baús e os entregaram às educadoras.

O momento de revelação dos tesouros foi incrível, em cada baú havia relíquias específicas: o primeiro baú continha um Menino Jesus e uma Bíblia Sagrada para mostrar que em nossas vidas a Fé deve estar em primeiro lugar! O segundo baú continha objetos bem antigos, como fitas cassetes e VHS e um aparelho telefônico dos anos noventa. Muitos educandos jamais tinham visto aqueles objetos e puderam perceber como o conhecimento do passado é valioso! Por fim, no terceiro baú, havia uma medalha cujo intuito era mostrar a eles que a vida é feita de esforços e conquistas!

Todos os participantes da dinâmica se esforçaram ao máximo e demonstraram respeito às outras equipes, sendo assim, o objetivo inicial foi alcançado. Para recompensá-los, as professoras distribuíram brindes iguais para todos, como pirulitos e moedas de chocolate.

Foi um momento extremamente produtivo e enriquecedor e, deste modo, essa atividade, somada às ações em sala de aula, certamente serviu não somente para a retomada dos conteúdos, mas também para fortalecer os laços de afetividade entre todos os envolvidos.

Amanda Galeti e Paula Roberta Libanori Haenisch
Educadoras