O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro de Curitiba (PR), recebeu, no último domingo, 08 de novembro, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Educadores, Educandos e famílias para a Missa em Ação de Graças pelos 120 anos de fundação do Colégio Imaculada Conceição, primeira obra educativa cleliana no Brasil.

A celebração foi presidida pelo pároco-reitor, Pe. Reginaldo Manzotti, e contou com a participação da Ir. Maria Vilma Ravazzoli, Vice-Provincial da Província Brasileira Clélia Merloni, e da Ir. Maria Zorzi, Diretora da Unidade Educacional. Oportunidade também para agradecer pela conclusão dos estudos dos educandos da 3ª série do Ensino Médio.

No início da celebração, Ir. Neli Faccin conduziu um momento de resgate histórico e memória das 12 décadas passadas, com a entrada do quadro das quatro primeiras Apóstolas, enviadas por Madre Clélia, e das bandeiras da Itália, do Brasil, e do Instituto. “Quando falamos de um Colégio, falamos de pessoas que numa ação conjugada de esforços, conhecimento e testemunho, formam uma família que trabalha para a educação de crianças, adolescentes e jovens. Uma história de 120 anos constrói-se e perdura porque pessoas de ideal nobre, coragem, entusiasmo, fé e inventividade se deram as mãos e construíram não só o prédio histórico, mas a história que ali palpita: de Irmãs, crianças, adolescentes, jovens, Educadores e colaboradores de todas as áreas de atuação e a família”, refletiu Ir. Neli.

Durante a Homilia, Pe. Reginaldo relacionou a liturgia do Domingo com a missão das Apóstolas. “Se as Irmãs estão há 120 anos em Santa Felicidade, desde que chegaram, em 1900, (...) é porque são mulheres que consomem a sua vida como lamparinas, como a vela se consome, para fazer brilhar o Sagrado Coração de Jesus. Isso é muito edificante. Mulheres que, de geração em geração, estão mantendo acesa a fé".

No final da celebração, Ir. Maria Zorzi dirigiu palavras de agradecimento, “Enaltecemos a coragem e a confiança de Madre Clélia em enviar as primeiras Apóstolas para terras brasileiras. A dedicação das quatro primeiras Irmãs, o apoio dos Padres Scalabrinianos, o empenho e a colaboração das famílias para que a missão prosperasse. Isso tudo deu vida e fundamento a esta obra de amor. Nestes 120 anos, quantos passaram por esta Instituição: Irmãs e Educadores, que fizeram e fazem a diferença, marcando os corações pelo amor que emana do lado aberto do Coração de Jesus. A todos e a todas, a nossa gratidão é imorredoura.”.

Nossa gratidão a toda a comunidade do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe pela acolhida nesta celebração e também à TV Evangelizar, por levar nossa Ação de Graças a todo o Brasil.

Colégio Imaculada Conceição, desde 1900 abençoando com 100 corações!





Galerias relacionadas

Missa em Ação de Graças - 120 anos do Colégio Imaculada Conceição (04)

Ver galeria