Espiritualidade e Carisma

Fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Madre Clélia Merloni soube viver a espiritualidade e a mística do Sagrado Coração de Jesus e colocar sua vida a serviço do próximo.

Seu amor, sua fé, sua ilimitada confiança no Coração de Jesus e sua convicção da dignidade do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, fez com que nenhum obstáculo a impedisse de levar adiante sua missão, em diversos campos do apostolado, comprometendo-se a fazer o Coração de Jesus conhecido por todos. Teve um carinho especial pela formação das crianças, jovens e idosos. Dedicou-se aos pobres, sofredores, órfãos e necessitados, aos mais excluídos da sociedade.

Clélia Merloni fundou o Instituto no dia 30 de maio de 1894, em Viareggio, Itália. Atraída pelo Senhor, colocou no centro de seu ser e agir o Coração Divino de Jesus e deixou para o Instituto, na pessoa de cada uma de suas filhas, a missão de ser na Igreja:
Apóstola do Amor
Apóstola Reparadora
Apostola como os Apóstolos.

No dia 21 de novembro de 1930, faleceu na Casa Geral, em Roma, deixando-nos a certeza de uma vida santa. Está em curso o seu Processo de Beatificação.