madreclelia.org
Comunicado Importante
Clique para mais informações.

Ensino Bilíngue

Ensino Bilíngue

É o processo de ensino e aprendizagem de um currículo acadêmico em duas línguas. Assim a segunda língua não é ensinada como uma língua estrangeira e sim como uma língua parceira. O foco principal está em agregar não somente o conhecimento linguístico, mas a cultura do outro através do contato com os conteúdos escolares em ambas as línguas.

As escolas internacionais são caracterizadas pela utilização de currículos de instituições de ensino formal de outros países. Assim, o objetivo está em colocar os educandos em contato com outra cultura e possivelmente os mesmos estudarão fora do país de origem.

É equilíbrio linguístico de dois idiomas, o pátrio e outro. Deste modo, os currículos de escolas bilíngues compõem 50% das aulas dos componentes curriculares a partir do idioma pátrio e os 50% restantes, no idioma da escolha realizada pela instituição.

Neste formato o objetivo é alcançar o currículo bilíngue. Entretanto, para que o mesmo ocorra é necessário um período transitório-formativo tanto de educandos como de educadores. Assim, atribui-se uma expansão da carga horária do segundo idioma escolhido, para então, ampliar os conhecimentos linguísticos dos educandos e educadores. Inicia-se o processo com o inglês no formato ESL (English as Second Language) e posteriormente constrói-se um currículo Bilíngue.

Sim. O intercâmbio ocorrerá em parceria com uma universidade Norte Americana. A oferta terá início com o 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Sim. O SAGRADO – Rede de Educação firmou uma parceria com a University of Dayton, localizada no estado de Ohio, cidade Dayton nos Estados Unidos.

Sim. Serão realizados simulados anuais, bem como a preparação para teste certificação internacional (ex: Test of English for International Communication; Test of English as a Foreign Language; International English Language Testing System entre outros). Estes testes não são obrigatórios, ocorrem de acordo com a demanda e custeados pela família.

A transição ocorrerá com a ampliação da carga horária de Língua Inglesa. Educandos e educadores terão mais contato com o idioma que gradualmente tornar-se-á algo “natural”. Um dos pontos fortes do projeto está não unicamente o aprendizado linguístico, mas também da cultura do outro através do idioma.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais será utilizado o Material Didático – Learning Together;

No Ensino Fundamental Anos Finais será utilizado o Material Didático – I World;